FABRICANTE DE QUEIJOS ESPANHOLA IMPULSIONA DESENVOLVIMENTO DE VACINA PARA COVID-19

04/11/2020
 |   

Fonte: MilkPoint

Data da publicação: 03/11/2020

 

 

 

A empresa catalã de biotecnologia Archivel anunciou na semana passada o início dos ensaios clínicos da primeira vacina espanhola para Covid-19. Ao contrário do que costuma acontecer neste setor, por trás desta iniciativa não existe um grupo de fundos de capital de risco especializados, mas sim o grupo TGT, líder nacional no mercado de queijos, que investiu nesta empresa um montante próximo de os 25 milhões de euros (US$ 29,24 milhões).

 

A TGT é uma empresa familiar com sede em Viladecans (Barcelona), especializada na importação de queijos europeus, bem como na produção e comercialização de especialidades espanholas. No ano passado, a empresa, que tem cerca de 400 marcas, obteve um faturamento de 383 milhões de euros (US$ 448 milhões), 5% a mais.

 

O grupo ingressou na Archivel em 2011. O fez por vontade de seu ex-presidente e fundador, Teodoro García, que queria ajudar seu amigo Pepe Martínez, empresário que havia feito fortuna na área de perfumaria. Ambos se conheciam desde pequenos, desde que viveram a infância no município de Archivel, em Murcia.

 

Martínez fundou a empresa Archivel em 2005 junto com Pere-Joan Cardona, pesquisador do Hospital Germans Trias (Can Ruti) de Badalona, com o objetivo de encontrar uma vacina nova e mais eficaz contra a tuberculose. O empresário optou pela biotecnologia porque estava decidido a investir sua fortuna em um projeto de impacto social. No entanto, o desenvolvimento era mais caro do que inicialmente esperado e ele teve que recorrer ao TGT.

 

O projeto passou por mais de uma recuperação, mas a equipe se manteve firme e a vacina, conhecida como Ruti, está atualmente no caminho para a fase final de três testes clínicos de fase II. Nestes anos, os filhos de Teodoro García sucederam seu pai à frente do TGT após sua morte e decidiram manter seu compromisso com Archivel.

 

A introdução da vacina Ruti na Covid-19 segue na esteira de sua grande rival. “Uma das primeiras drogas testadas contra o coronavírus foi a vacina BCG, que é usada contra a tuberculose há 100 anos, pois é conhecida por fortalecer a imunidade inata contra as infecções respiratórias”, explica Luis Ruiz-Ávila, dietor geral do Immuni Therapeutics, spin-off da Archivel para combater a SARS-CoV-2.

 

Atualmente, existem cerca de vinte testes com BCG em Covid-19 em andamento. Ruiz-Avila afirma que o Ruti tem propriedades que sugerem que obterá uma resposta terapêutica melhor do que seu rival. O pesquisador lembra que, ao contrário das candidatas Astra Zeneca ou Moderna, que atacam diretamente o vírus, a Ruti é uma vacina inespecífica que ativa o sistema imunológico. “A OMS é clara que para combater a Covid será necessário ter uma combinação de vacinas. O Ruti pode ser um bom complemento para uma vacina específica ”, explica.

 

A Immuni Therapeutics, que abriu uma rodada de dois milhões na Capital Cell, iniciou um ensaio clínico na Argentina e espera fazê-lo no México e na Itália. Na Espanha, a investigação será conduzida de forma independente pelo Hospital Can Ruti. No total, participarão cerca de 450 pacientes.

 

 

 

As informações são do Expansion, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

 

 

 

 

Fonte: MilkPoint

Data da publicação: 03/11/2020

Pesquisa na internet: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/fabricante-de-queijos-espanhola-impulsiona-desenvolvimento-de-vacina-para-covid19-222481/ 

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar