Zenith: inovações impulsionam aumento no consumo de leite ao redor do mundo

30/06/2016
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O leite puro continua, de longe, o tipo mais comumente consumido, capturando 93% do volume total, com o leite com sabor representando os 7% restantes. Ambos os segmentos deverão se fortalecer nos próximos anos até 2020, com um crescimento anual de 2% a 7%, respectivamente.

 

A maioria do consumo ocorre na região da Ásia Pacífico, com um volume de mais de 130 bilhões de litros, representando 52% do mercado global. Essa região é seguida por Europa Ocidental, América do Norte e América Latina, com uma participação combinada de 35%. As vendas em todas as regiões, com exceção da América do Norte, aumentaram em 2015.

 

A diretora de inteligência de mercado do Zenith International, Esther Renfrew, disse que o leite está indo relativamente bem. “Sabemos que em alguns mercados, ele não está indo particularmente bem (em mercados maduros) mas está crescendo na Ásia predominantemente”. Renfrew frisou que, embora ela estude as tendências dos lácteos, é importante saber como a categoria se comporta com relação a outras bebidas. “Eu tenho que olhar para a categoria de forma mais ampla, porque precisamos entender como o leite se encaixa junto com as bebidas de frutas e carbonatadas, chás e água engarrafada. É uma forma útil de entender em um contexto mais amplo”, completou.

 

“Como categoria, o leite tem na verdade perdido um pouco de participação e isso principalmente devido à água engarrafada. O leite tinha cerca de 13% de participação em 2010 e caiu para 12%. A água passou de 14% para 17% e isso mostra que as pessoas passaram a buscar água para se hidratarem ao invés do leite", pontuou ela.



Renfrew destacou que as indústrias de leite e água têm similaridades. “Elas estão buscando fornecer aos consumidores algo um pouco mais excitante, e também cobrir as tendências de que os consumidores estão abandonando as bebidas açucaradas em busca de uma hidratação mais saudável. É por isso que estamos vendo ambas as indústrias fazendo muita coisa referente à comunicação e ao posicionamento de suas marcas”, comentou. “Analise o leite nos Estados Unidos: há muito trabalho com associações de atletas e recuperação muscular. As campanhas destacam que é melhor consumir leite após a prática de exercícios físicos ao invés de outras bebidas oferecidas no mercado”. O leite FairLife é um exemplo clássico nos Estados Unidos, já que revigora a categoria ao agregar valor ao seu leite e os consumidores parecem entender isso.

 

“Nós trabalhamos para tentar entender o lado do consumidor. Desviamos da produção, da captação de leite e das cotas. Avaliamos o que o consumidor está interessado em comprar e quais são as tendências. O desafio no mercado de leite fresco é a sua distribuição e a manutenção do seu resfriamento", completou. Para ela, o desafio é tornar o leite uma bebida excitante. “Há algumas marcas que fazem isso. Elas estão tentando ganhar as pessoas para levá-las a um consumo contínuo de leite. Alguns países estão tendo sucesso fazendo isso e um exemplo são os países escandinavos".

 

Esther disse que, na Ásia, o crescimento no consumo é devido ao entendimento da população com relação às propriedades do leite. “Notamos vários programas de incentivo ao consumo de leite nas escolas da Indonésia, Filipinas e China. Esses mercados estão crescendo muito rápido porque eles já compreenderam os benefícios funcionais do produto".



Questionada sobre um possível perigo no desaceleramento do consumo da Ásia - como ocorreu com os mercados tradicionais e maduros - ela acredita que isso não venha a ocorrer e acredita que ainda há muitas oportunidades nos mercados maduros. "Sem dúvidas, o que estamos vendo é que algumas inovações estão ajudando, seja inovação em produtos voltados para crianças, produtos enriquecidos com proteínas ou com sabores mais excitantes e incomuns. Esses tipos de inovação estão contribuindo para que a categoria de lácteos cresça".

 

Na indústria de queijos, produtos como queijos ricos em proteína, queijos com sabor, queijos especificamente para lanches ou queijos em forma de coração estão entre as tendências recentes. Renfrrew disse que, na China, o mercado de queijos está crescendo no setor de food service e que o varejo está crescendo relativamente rápido. "A categoria láctea permite inovações e por isso, você vai encontrar uma variedade de diferentes consumos domésticos em todo o mundo". Ela acrescentou que a indústria de lácteos é nova em alguns mercados da Ásia, o que significa que o futuro pode ser influenciado pelas companhias que estão operando por lá.

 

A inovação está disseminada na indústria, com os processadores tentando capturar participação de mercado por meio de ofertas de produtos com valor agregado aos consumidores. Tendências de inovação surgiram nos últimos anos, incluindo leites enriquecidos com vitaminas, sabores inspirados em produtos de confeitaria e posicionamento premium para produtos voltados à perda de peso ou focados em algum gênero.

 

Usando dados de 72 países, o leite está em terceiro lugar na lista de bebidas de crescimento global de 2010-2015, com 19 bilhões de litros, atrás somente do chá (55 bilhões) e água engarrafada (97 bilhões). Em 2010, o leite tinha 13% de participação nos mercados de bebidas, com 216 bilhões de litros, e embora essa participação de mercado em 2015 tenha diminuído para 12%, a quantidade real aumentou para 233 bilhões de litros. Outros desenvolvimentos recentes no setor de lácteos incluem iogurte rico em proteína e iogurtes em embalagens adaptadas para crianças. As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

 

Data da Publicação: 30/06/2016

Fonte: MilkPoint

http://www.milkpoint.com.br/industria/cadeia-do-leite/giro-de-noticias/zenith-inovacoes-impulsionam-aumento-no-consumo-de-leite-ao-redor-do-mundo-100849n.aspx



 

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