VIGOR INVESTE R$ 150 MILHÕES NA 1ª FÁBRICA NO ESTADO DO RIO

30/09/2015
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Até o fim de 2015 - ano que o país deve fechar na maior recessão desde os anos 1990 -, a Vigor vai inaugurar sua primeira fábrica no Estado do Rio. Com um investimento de R$ 150 milhões, a unidade vai empregar 350 funcionários quando estiver operando a pleno vapor, em Barra do Piraí, no Sul Fluminense.

 

A empresa de laticínios, que tem como acionista majoritário a J&F Investimento, dona da JBS, começou a planejar a entrada no Rio há cerca de três anos, quando montou um centro de distribuição. Recebeu benefício fiscal dado pelo governo do estado - o ICMS foi reduzido de 19% para 7% - com o compromisso de construir uma fábrica num prazo de cinco anos.

 

Segundo o presidente da Vigor, Gilberto Xandô, o setor de atuação da empresa é resistente a crises. “O segmento lácteo é muito resiliente. Ele é muito menos afetado nas suas linhas pela crise. Diminui o consumo de iogurte super top, diminui, mas não acaba. E temos espaço para crescer pela nossa baixa distribuição. Estamos crescendo a dois dígitos há sete trimestres seguidos, ganhando mercado de concorrentes. Independentemente da crise, continuamos acreditando no Brasil” - afirma o executivo.

 

UNIDADE PERTENCIA À BRF

Já a indústria alimentícia como um todo não está tendo desempenho positivo. De acordo com dados do IBGE, a produção do segmento encolheu 6,2% na passagem de junho para julho e foi a principal contribuição para queda de 1,5% da produção industrial. Nos sete primeiros meses deste ano, a atividade da indústria alimentícia acumula perda de 3,8%.

 

Segundo Xandô, o Rio recebeu muito bem o iogurte grego. A venda no estado multiplicou por seis em pouco tempo, diz ele: “Temos 42% do mercado no Brasil e 60% no Rio do produto, de acordo com a Nielsen. É a primeira fábrica de iogurte da Vigor fora de São Paulo. A fábrica em Barra do Piraí era da BRF, que desistiu do negócio de lácteos”, segundo Xandô. O governo do Rio começou a procurar empresas para assumirem o parque fabril e encontrou a Vigor.

“Quando for inaugurada a fábrica no Rio, serão 11 unidades da Vigor no Brasil. As demais ficam em São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás.- Ela vai atender aos mercados do Rio e Espírito Santo. A Vigor tem quase cem anos e achamos que tínhamos pouca presença nacional” - diz ele.

 

Com o lançamento do Vigor grego, a marca começou a ganhar mercado entre as classes A e B:- Estamos muito mais hoje no segmento da classe A e B do que disputando o mercado das classes C e D. Estamos mais para Danone e Nestlé, como concorrente a ser batido, do que das marcas Elegê e Batavo. Isso nos coloca numa disputa de outro nível, outro nível de precificação, de mercado.

 

TABELA REAJUSTADA EM 7%

A empresa não passou incólume ao aumento de custos. Energia e dólar a mais de R$ 4 afetaram a importação de máquinas para nova fábrica e os preços. O reajuste na tabela de preços dos produtos foi de 7%, e o varejo deve demorar uns três meses para absorver a alta. “Houve aumento de energia, água, insumos importados. O reajuste de 7% cobre boa parte desses custos” - afirma

 

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A empresa também é dona das marcas Itambé, Faixa Azul, Danúbio e Leco. No segundo trimestre teve receita líquida de R$ 587,1 milhões, com lucro de R$ 22,9 milhões. Somando Vigor e Itambé são 7 mil funcionários.

 

Para o presidente da indústria de lácteos, a crise econômica já era até esperada, mas não a instabilidade política. “Todos acreditavam que teria de haver alguns ajustes na economia, para que se pudesse ter uma alternativa de crescimento lá na frente. O modelo tinha de mudar. Sabíamos que seria um ano difícil. O que surpreendeu foi a temperatura institucional e política. Mas as pessoas continuam comprando, continuam vendendo. O mundo real continua acontecendo. Só que estamos trabalhando mais”.

 

Data da Publicação: 29/09/15

Fonte: Laticínio net

http://www.laticinio.net/noticias/completa/17369_vigor-investe-r-150-milhoes-na-1-fabrica-no-estado-do-rio

 

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