UE: AS MONTANHAS DE MANTEIGA DOS ANOS 80 SE TRANSFORMARAM EM MONTANHAS DE LEITE EM PÓ EM 2018

29/01/2018
 |   

A União Europeia (então CEE) introduziu em 1984 as cotas de produção de leite para eliminar as montanhas de manteiga armazenadas pela intervenção estatal. Agora, as montanhas de manteiga desapareceram, mas foram substituídas por montanhas de leite em pó. Estas montanhas vão pesar nos preços que os produtores receberão em 2018.

 

Na intervenção, estão armazenadas 378.538 t de leite em pó desnatado (LDP) de acordo com os dados da Comissão Europeia. Na última licitação de leite em pó desnatado realizada em 16 de janeiro, 1.864 t foram vendidas ao preço mínimo de € 1.190 (US$ 1.479,17) por tonelada. Este é o maior volume vendido nas 16 licitações realizadas até à data e a primeira que é vendida a um preço abaixo do leite em pó desnatado para alimentação animal. Há um estoque de 99.156 t (quantidade armazenada até abril de 2016) de leite em pó desnatado em poder da intervenção para a próxima licitação de 20 de fevereiro.

 

O Comissário da Agricultura, Phil Hogan, mencionou em várias ocasiões que a Comissão deveria tomar medidas para administrar esses estoques, mas semanas e meses vão passando sem que haja qualquer proposta sobre a mesa, como por exemplo, destinar o leite a pessoas menos favorecidas ou à alimentação animal.

 

Os produtores franceses estão muito nervosos com a pressão negativa que este leite em pó armazenado pode exercer e por causa da inatividade da Comissão. Por esta razão, pediram à sua ministra da Agricultura, Stéphane Travert, que na reunião de segunda-feira do Conselho de Agricultura da UE, levante este problema e obtenha um compromisso da Comissão de administrar estes excedentes.

 

A organização European Milk Board está pressionando por uma redução geral no atual volume de intervenção de 109.000 toneladas por ano, além de um aumento simultâneo do preço de intervenção. Eles consideram que o leite em pó de intervenção deve ser vendido a um preço estável e não a preços de dumping. Eles não desejam demonizar o conceito de intervenção em si, pois é útil para captar excedentes sazonais e redistribuí-los, mas não é apropriado como instrumento de crise permanente.

 

Data da Publicação: 29/01/2018.

Fonte: MilkPoint

https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/ue-as-montanhas-de-manteiga-dos-anos-80-se-transformaram-em-montanhas-de-leite-em-po-em-2018-206599/

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar