Sul se organiza para exportar leite

14/10/2015
 |   

Indústrias e produtores de leite da Região Sul articulam um plano de desenvolvimento integrado para a criação de uma plataforma exportadora. Na última semana, representantes da cadeia produtiva se reuniram com o Ministério da Agricultura em Chapecó (SC) para traçar medidas a serem tomadas para conquistar o mercado internacional. As definições buscam garantir uniformidade entre os Estados no que diz respeito à sanidade animal, legislação e impostos.

 

"Se realizarmos essas ações estaremos aptos para a exportação", afirma o vice-presidente do Conselho Paritário Produtor/Indústria de Leite do Estado (Conseleite) e da Federação de Agricultura do Estado (Faesc), Adelar Maximiliano Zimmer, em nota.

 

No encontro, os representantes discutiram opções para garantir a qualidade do leite e a remuneração ao produtor que entregar produtos em conformidade com os critérios determinados. Também foram consideradas medidas para a inovação e transferência de tecnologia, qualificação profissional, organização do setor e desenvolvimento de mercado, além de propostas para saúde animal, inspeção e conformidade legal. Os resultados da reunião serão apresentados durante reunião da Aliança Láctea Sulbrasileira em 22 de outubro, em Castro (PR).

 

Também em nota o coordenador da Aliança, Airton Spies, ressalta que a produção brasileira de leite deve atingir 53 bilhões de litros ao ano em 2023, enquanto o consumo interno deve ficar em 43 bilhões de litros ao ano. "Ou seja, teremos um superávit de 10 bilhões de litros que, se não for exportado, impedirá a produção de crescer aos níveis estimados", afirma. Spies também é secretário adjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina.

 

Data da Publicação: 13/10/15

Fonte: Portal DBO

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar