Sindileite Goiás lança "Manual de Boas Práticas Agropecuárias" para os produtores de leite

23/06/2016
 |   

Essa publicação circulou pela primeira vez em 2008 e, com o tempo, foi necessário um trabalho de atualização. Como da primeira vez, o Sindileite reuniu um grupo de especialistas (médicos veterinários, zootecnistas, engenheiros agrônomos, técnicos em laticínios e outros profissionais) que cuidaram da tarefa.

 

O Manual de Boas Práticas Agropecuárias é um trabalho de fôlego com 60 páginas contendo informações por meio de vários títulos, como: "O que é um leite de qualidade"; "O que é a contagem bacteriana"; "O que é a contagem de células somáticas"; "O proprietário/administrador"; "Organização da fazenda"; "Acesso à propriedade e às instalações"; "O funcionário"; "Meio ambiente"; "Água"; "O animal"; "Produtos químicos"; "Ordenha"; "Resfriamento e armazenamento do leite"; "Tipos de resfriamento"; "Dimensionamento do tanque de resfriamento por expansão direta"; entre outros.

 

Além desses títulos apontados acima, o BPA do Sindileite - Goiás tem uma série de modelos de anexos com espaços próprios para preenchimento, visando dar condições para um real acompanhamento da rotina da propriedade produtora de leite.

 

Objetivo e parcerias

 

O Manual de Boas Práticas Agropecuárias, coordenado pelo médico veterinário Alfredo Luiz Correia (diretor executivo do Sindileite e presidente do Fundepec-Goiás) e por Luiz Magno de Carvalho (diretor técnico do Sindileite e diretor de expansão do Laticínios Bela Vista - Leites Piracanjuba), foi editado com 60 mil exemplares e isso foi possível graças a colaboração dos especialistas e a parceria entre o Sindileite, o Sebrae-Goiás e o Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás – Fundepec.

 

O BPA está sendo entregue a custo zero aos produtores de leite no estado de Goiás através da logística dos laticínios, no trabalho de captação de leite nas propriedades. A publicação destina-se também à circulação nacional mediante autorização do Sindileite-Goiás, desde que o interessado não a utilize para fins comerciais.

 

Os objetivos dessa publicação segundo Alfredo são vários e, entre eles, a busca de qualidade de produção a cada dia; manejo correto do rebanho buscando melhor produtividade e conforto animal; qualificação constante dos funcionários; melhor gestão por parte dos proprietários; produção sustentável respeitando o meio ambiente e o crescimento da produção nas propriedades proporcionando melhor remuneração para quem vive da atividade.

 



 

As informações são do Sindileite Goiás.

Serviço: para acessar o Manual de Boas Práticas Agropecuárias o link é o seguinte:www.sindileite.org.br/Boas_Praticas_Agropecuarias.html 

Data da Publicação: 23/06/2016

Fonte: MilkPoint

http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/sindileite-goias-lanca-manual-de-boas-praticas-agropecuarias-para-os-produtores-de-leite-100737n.aspx

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar