RITMO DE RECUO NOS PREÇOS DO LEITE DIMINUI COM QUEDA NA PRODUÇÃO DOS ESTADOS DO SUL DO PAÍS EM PLENO PERÍODO DE SAFRA

05/01/2017
 |   

Mesmo com uma menor produção de leite no Brasil, os preços pagos ao produtor continuam caindo, de acordo com a última pesquisa do mercado divulgada pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP (Cepea).

 

De acordo com a pesquisadora Juliana Haddad, do Cepea, o preço médio do Brasil, que foi de R$1,19 (líquido) em dezembro, com recuo de 3,4% em relação a novembro, é resultado de uma captação alta em estados como São Paulo, Bahia, Minas Gerais e Goiás e de uma captação menor nos estados da Região Sul.

 

Os estados do Sul sofreram uma queda na captação puxada pela falta de chuvas, fazendo com que o clima impactasse na produção. Segundo conversas do Cepea com colaboradores, a disponibilidade de forragens é impactada e os produtores estão com um investimento mais limitado para fazer reforma de pastagens. Em relação a outubro, o recuo em novembro foi de 4,7% em Santa Catarina, 2,5% no Rio Grande do Sul e 0,4% no Paraná.

 

Para o próximo mês, os colaboradores ouvidos estimam uma estabilidade ou uma leve alta para os preços. Com a alta no leite UHT, é esperado que este fator justifique este movimento.

 

O comportamento no Sul do país, de acordo com o que é observado pelo Cepea, deve continuar nos próximos meses, com um movimento climático atípico.

 

Por sua vez, o custo de produção de 2016 foi menor do que o de 2015, conforme avaliado pelo centro de estudos. Fatores como combustível, silagem, investimentos em forragem, manutenção da forragem e medicamentos foram os principais responsáveis por essa queda.

 

Data da Publicação: 05/01/2017.

Fonte: Laticínio.net

http://www.laticinio.net/noticias/completa/18293_-ritmo-de-recuo-nos-precos-do-leite-diminui-com-queda-na-producao-dos-estados-do-sul-do-pais-em-pleno-periodo-de-safra

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar