Queijo de 1,7 tonelada do interior de Minas deve bater recorde no Brasil

04/08/2014
 |   

Quinze mil litros e meio de leite foram utilizados para a produção do maior queijo minas do mundo, para a quinta edição da Festa do Queijo em Ipanema, na região do Vale do Rio Doce, em Minas Gerais. A festa acontece nos dias 1 e 2 de agosto.

 

O município já tem o recorde de maior queijo minas padrão do Brasil, auditado pelo Rank Brasil, com um queijo de 1.600 kg produzido em 2013. Este ano o objetivo é atingir a marca de 1,7 tonelada. O queijo começou a ser produzido no dia 19 de julho.

 

Esta edição do evento conta ainda com a produção de um doce de leite gigante com mais de 450 quilos. O doce será distribuído em pedaços com o queijo durante a festa. Os dois pratos gigantes desfilam pela cidade em carro aberto às 16h neste sábado (2), e, logo após, serão cortados e distribuídos para a população na Praça Coronel Calhau.

 

Segundo o tecnólogo em laticínios da Cooperativa Agropecuária de Ipanema, Ricardo Santana Paes, a fabricação do queijo vai passar por todos os procedimentos tecnológicos e de higiene adequados.

 

— A produção será em uma moderna queijomate automatizada, de onde seguirá para o processo de enformagem, que devido ao tamanho e dificuldade de movimentação do queijo, é enformado dentro da câmara fria onde permanece entre as temperaturas de cinco à 10ºC graus até o dia do desfile.

 

Um fiscal do Rank Brasil vai acompanhar todo a apresentação do queijo, aferindo peso e medidas, e verificando se o produto é próprio para o consumo.

 

Fonte: R7

 

Publicada em domingo, 3 de agosto de 2014

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar