Queda do milho pode ter vindo tarde

20/06/2016
 |   

A recente sinalização de recuo do preço do milho, com a entrada da safrinha, pode ter acontecido tarde demais para influenciar no segundo giro do confinamento de boi gordo, na opinião do presidente do Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac), Luciano Vacari. "Isso pode ser tarde demais para o confinamento, que é uma atividade que requer planejamento", afirmou durante a InterCorte 2016, realizada nesta sexta-feira, 17, em São Paulo.

 

Para ele, por mais que o preço da saca de 60 quilos do insumo, usado como ração no cocho, comece a recuar, não há tempo hábil para o pecuarista aumentar sua programação de número de cabeças a serem terminadas no sistema intensivo. "O tamanho do confinamento (primeiro e segundo giro) é a grande incerteza do mercado e com certeza vai ter impacto nos preços da arroba a partir de outubro", afirmou. "Daqui para a frente a oferta de animais terminados a pasto é cada vez mais restrita e vamos ficar dependentes do confinamento e semi-confinamento e a base disso é o milho."

 

Já para o curtíssimo prazo, Vacari acredita que a arroba deve permanecer estável em boa parte do País. Para ele, se a greve dos funcionários do Instituto Mato-Grossense de Defesa Agropecuária (Indea) de fato chegar ao fim, seu efeito para a formação de preço no mercado ainda é incerto. Isso porque, apesar de a paralisação ter acumulado parte da oferta de boi terminado do Estado, esta oferta é pequena, por causa da época de entressafra. "Mas ainda não sabemos. O certo é que qualquer impacto no gado mato-grossense tem o potencial de influenciar o resto do País."

 

Nesta sexta, o governo de Mato Grosso comunicou o fim da greve, mas o Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Agrário, Pecuário e Florestal (Sintap-MT) afirmou ao Broadcast Agro que a greve continua, enquanto o Sindicato dos Fiscais Estaduais de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado de Mato Grosso (Sinfa-MT) concordou com o fim da greve, após receber notificação da Justiça de MT determinando a ilegalidade da paralisação.

 

Vacari comentou ainda que o frio intenso que atingiu o Sul e o Sudeste do País prejudicou as pastagens e ocasionou um leve aumento da disponibilidade da matéria-prima, mas não chegou a pressionar os preços em São Paulo por causa da baixa disponibilidade de animais.

 

Data da Publicação: 17/06/2016

Fonte:Portal DBO

http://www.portaldbo.com.br/Revista-DBO/Noticias/Queda-do-milho-pode-ter-vindo-tarde/16932

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar