PREÇOS DOS LÁCTEOS AUMENTAM NA RÚSSIA ACOMPANHANDO O MERCADO EUROPEU

12/01/2017
 |   

Apesar do seu relativo isolamento, o mercado de lácteos da Rússia está aumentando, acompanhando os preços europeus, disse Stephan Duerr, presidente do grupo EkoNiva. Os preços do leite tiveram um aumento acentuado nos últimos meses, graças a uma queda global da produção.

 

Dados da Comissão Europeia estimam os preços do leite na União Europeia (UE) em 32,03 centavos de Euro (33,90 centavos de dólar) por quilo em dezembro, 5,1% a mais que no ano anterior e 24,7% a mais que o menor valor registrado em julho. SrDuerr previu que nos próximos dois meses, o preço do leite por litro vai subir para 40 centavos de Euro (42,33 centavos de dólar).

 

"A principal razão para este aumento dramático dos preços é a queda no volume de produção de leite", disse Duerr, com a produção europeia caindo 10%. "Os produtores de leite ocidentais gastam cerca de 30 a 35 centavos de Euro (31,75 a 37,04 centavos de dólar) para produzir 1 litro de leite. Considerando os investimentos, os custos de produção chegam a 40 centavos de Euro (42,33 centavos de dólar)", disse.

 

"Quando os preços do leite ficaram no nível de 20-25 centavos de Euro (21,16 a 26,46 centavos de dólar) por litro por um longo tempo, muitos produtores familiares simplesmente desistiram de seus negócios".

 

Dadas as sanções impostas às exportações de produtos lácteos para a Rússia, os preços podem parecer isolados do mercado europeu, mas os produtores também estão aumentando os preços lá [na Rússia], disse Duerr. "Nossos processadores não entendem bem o que está acontecendo, mas também estão aumentando os preços”.

 

Duerr alertou que, dadas as tensões na Europa, as sanções não são as únicas coisas que mantêm o produto europeu fora da Rússia. "Meus conhecidos na indústria de processamento de leite alemã me dizem que se o governo russo retirasse a proibição de importação de produtos lácteos amanhã, eles não seriam capazes de fornecer queijo à Rússia porque simplesmente não têm o suficiente", disse Duerr. Duerr voltou ao assunto da adulteração de produtos lácteos russos, um problema ocorrido no passado. "A fim de manter os preços estáveis, muitos processadores usarão gordura vegetal na produção de laticínios", disse ele. Mas o aumento dos preços ainda oferece uma oportunidade para os produtores russos.

 

"No próximo ano, a EkoNiva continuará aumentando os volumes de produção de leite", disse Duerr. "Desde que recebamos os subsídios e as condições para a produção sejam favoráveis, vamos considerar uma possibilidade de construção de instalações leiteiras adicionais”.

 

Em 11/01/17 – 1 Euro = US$ 1,05849

0,94462 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

 

Data da Publicação: 12/01/2017.

Fonte: MilkPoint

https://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/precos-dos-lacteos-aumentam-na-russia-acompanhando-o-mercado-europeu-103574n.aspx

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar