PESQUISA: LEITE FERMENTADO PROBIÓTICO PODE ALIVIAR TRANSTORNOS DO SISTEMA GASTROINTESTINAL

13/01/2017
 |   

O leite fermentado probiótico pode aliviar o desconforto gastrointestinal através de um efeito modificador na microbiota do intestino, diz uma pesquisa britânica encomendada pela Danone.

 

Publicado no Therapeutic Advances in Gastroenterology, a revisão mostrou que o leite fermentado probiótico que continha a cepa bacteriana, Bifidobacterium lactis CNCM I-2494 juntamente com quatro cepas de bactérias lácticas, estava associado a efeitos benéficos na função intestinal, imunidade e regulação metabólica. Também foi demonstrado que o consumo de leite fermentado probiótico pode influenciar o eixo intestino-cérebro, controlando a atividade cerebral, bem como a composição do microbioma do intestino em pessoas saudáveis.

 

Bifidobacterium lactis - probióticos 

 

Aqui, a revisão leva em conta três experimentos controlados randomizados constituídos por 598 participantes que compararam leite fermentado probiótico com um produto lácteo controle durante pelo menos 4 semanas.

 

O leite fermentado probiótico tinha que conter a B. lactis CNCM-I2494 e quatro espécies específicas de bactérias de ácido láctico (cepas CNCM I-1632 e CNCM I-1519 de Lactobacillus bulgaricus, cepa CNCM I-1630 de Streptococcus thermophilus e cepa CNCM I-1631 de Lactococcus lactis). Os participantes elegíveis para o estudo tinham que ter 18 anos ou mais e ser recrutados da população em geral. Todos os participantes exibiam sinais de desconfortos gastrointestinais no início do estudo.

 

A equipe descobriu que o consumo de leite fermentado probiótico estava associado a uma melhora significativa no conforto gastrointestinal geral em relação ao produto controle, tendo sido atribuído um número necessário para tratar (NNT) de 10,24.

 

O leite fermentado probiótico também foi superior ao controle na redução dos sintomas digestivos e isso foi medido usando uma pontuação composta. "Os probióticos têm um efeito modulador sobre a microbiota intestinal e, portanto, não se deve esperar ter os efeitos rápidos e dramáticos que são observados com agentes farmacêuticos", comentou a equipe do estudo.

 

"A adição de um alimento probiótico ao regime diário de adultos saudáveis que têm um leve desconforto gastrointestinal é prontamente alcançada e, com base nos resultados reportados aqui, é provável que realmente possamos oferecer a eles um benefício significativo". As descobertas apontam que o leite fermentado probiótico pode ser uma abordagem eficaz na resolução de sintomas gastrointestinais leves.

 

Indivíduos com desconforto gastrointestinal muitas vezes seguem dietas restritivas (por exemplo, uma dieta livre de glúten) a fim de minimizar os sintomas. Entretanto, em contraste com probióticos, estas dietas podem ter efeitos prejudiciais sobre o estado nutricional e também podem alterar negativamente a composição da microbiota intestinal.

 

"Este estudo também demonstra que o leite fermentado probiótico não têm grande chance de causar uma exacerbação dos sintomas", acrescentou o estudo. "O perfil de segurança é tal que a abordagem probiótica é razoável, sem a necessidade de aconselhamento médico”.

 

Data da Publicação: 13/01/2017.

Fonte: MilkPoint

https://www.milkpoint.com.br/industria/cadeia-do-leite/giro-de-noticias/pesquisa-leite-fermentado-probiotico-pode-aliviar-transtornos-do-sistema-gastrointestinal-103592n.aspx

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar