Pastagens prejudicadas afetam rebanhos no Rio Grande do Sul

12/08/2016
 |   

pastagens - Rio Grande do Sul 

 

Apesar de as condições climáticas das últimas semanas serem favoráveis ao desenvolvimento das pastagens de inverno, continua baixa a oferta do principal alimento volumoso (azevém em sobressemeadura). Assim, os produtores disponibilizam aos rebanhos as pastagens com aveia e azevém em desenvolvimento, realizando o pastoreio controlado com diversas categorias do rebanho. Nessa situação, é recomendada a aplicação da adubação de cobertura com nitrogênio, para acelerar o desenvolvimento e dar maior suporte de carga animal sobre as pastagens.

 

Outra alternativa é o uso de cercas elétricas, dividindo as áreas em potreiros, para obter melhor manejo das pastagens, permitindo a ampliação da oferta de forragem aos rebanhos. Apesar de o campo nativo apresentar escassa oferta de forragem e pouco rebrote, o estado nutricional do rebanho bovino em geral ainda é satisfatório. Os rebanhos de bovinos de leite também necessitam de maiores cuidados nutricionais. Além de os campos nativos apresentarem menor produção e redução da qualidade forrageira, em algumas regiões, o desempenho das pastagens cultivadas não está apresentando um desenvolvimento adequado.

 

Neste período, a tendência é ocorrer uma queda na produção; para evitar essas perdas, os produtores estão fornecendo silagem e rações concentradas, sorgo, farelo de arroz e casca de soja como maneiras de suplementar o déficit alimentar. Os criadores que dispõem de feno e silagem conseguem manter o nível de produção de leite na média, têm custos mais baixos e mais facilidade para poupar as pastagens em épocas chuvosas; do contrário, há uma queda considerável.

 

Data da Publicação: 12/08/2016

Fonte: MilkPoint

http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/pastagens-prejudicadas-afetam-rebanhos-no-rio-grande-do-sul-101522n.aspx


 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar