NOVA TECNOLOGIA AUMENTA O PRAZO DE VALIDADE REDUZNHO CUSTOS E MATERIAIS USADOS EM EMBALAGENS

22/09/2016
 |   

A Performance Packaging lançou sua tecnologia Airshield, que pode estender a validade de alimentos embalados por embalagens flexíveis e rígidas que passaram por remoção química do oxigênio. “Muitos alimentos lácteos, como queijos, manteiga, alimentos lácteos processados, leite integral asséptico e produtos de leite em pó têm alguma sensibilidade ao oxigênio”, disse o presidente da Performance Packaging, Rob Reinders.

 

“A Airshield pode remover o oxigênio em cada uma dessas diversas aplicações para melhorar cor, sabor, nutrição e prazo de validade”. A companhia, que está com a patente pendente, antecipa que a Airshield estará disponível aos processadores de alimentos no começo de 2017.

 



 

Um dos principais benefícios da Airshield é que ela fornece a “eliminação” do oxigênio e uma barreira ao oxigênio em todos os produtos embalados. De acordo com Reinders, o oxigênio é removido por meio de reação química com um composto incorporado na embalagem uma vez que o alimento é colocado dentro dela. Isso elimina a necessidade do fluxo de nitrogênio - que é um processo muito comum e caro”.

 

A barreira ao oxigênio, que evita a migração do oxigênio externo à embalagem depois que essa estiver cheia e selada, é desencadeada por um composto separado e cria um labirinto a nível molecular (tortuosidade), mantendo as moléculas de oxigênio ‘pulando’ ao redor do filme, evitando que entre na embalagem”.

 

Reinders disse que como o oxigênio é removido através de duas reações químicas, isso elimina a necessidade de usar material extra na embalagem, como folha de alumínio, aditivo EVOH, PVDC ou revestimento do óxido de alumínio, tornando-se uma opção mais custo-eficaz para processadores de alimentos.

 

A maior diferença, disse Reinders, é que a Airshield combina a remoção do oxigênio residual da embalagem no espaço superior (topo da embalagem, onde não há produto), tornando-se uma barreira muito grande para a migração do oxigênio externo na embalagem enquanto está na prateleira.

 

Uma das primeiras aplicações da Airshield será em embalagens plásticas flexíveis, que se tornaram extremamente populares devido à sua conveniência e portabilidade. No entanto, a maioria dessas embalagens não tem uma boa barreira ao oxigênio.

 

Data da Publicação: 22/09/2016.

Fonte: MilkPoint

Clique aqui para mais informações.

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar