No México, 15% da água usada pela Nestlé é extraída do leite

29/10/2014
 |   

Cidade do México - A Nestlé, maior empresa alimentícia do mundo, agora é a primeira a administrar uma fábrica com autossuficiência de água.

 

A planta de laticínios Cero Agua, inaugurada nesta semana na região oeste do México, é a única fábrica do mundo que não utiliza fontes externas de água.

 

A planta retira 1,6 milhão de litros do líquido por dia do leite de vaca que transforma em leite em pó. Isso reduzirá o consumo de água da Nestlé no México em 15 por cento ao ano, segundo a empresa.

 

Com a escassez de água dominando lugares como Califórnia e Brasil, a Nestlé investiu 200 milhões de pesos (US$ 15 milhões) para construir a planta em uma fábrica consolidada em Jalisco que produz o leite em pó Nido (no Brasil, comercializado como Ninho).

 

A Nestlé exportará o processo de água zero para suas fábricas espalhadas pelo mundo, disse o CEO Paul Bulcke.

 

“Nós não usamos nem uma gota de água de fontes externas e não jogamos nem uma gota fora”, disse Bulcke, em entrevista na unidade Lagos de Moreno em Jalisco.

 

O México “tem uma estação seca muito longa, por isso a água é um bem muito precioso em quase todas as regiões do país”.

 

Do total de 1,4 milhão de litros de leite fresco processado por dia, a Nestlé extrai 1 milhão de litros de água purificada usando osmose inversa e outras tecnologias.

 

O líquido é consumido durante a produção da fábrica de leite. Depois disso, 600.000 litros são reciclados e tratados uma segunda vez para uso não potável.

 

A combinação de ambos os processos é o que torna a fábrica única no mundo, disse a Nestlé. A reutilização da água do leite dessa forma elimina a necessidade de extração de água subterrânea para as operações, segundo a companhia.

 

A economia de água equivale ao consumo médio diário de 6.400 pessoas no México, disse a empresa, ou à quantidade necessária para encher uma piscina olímpica.

 

A Nestlé contratou a Gea Filtration para desenvolver a primeira fase de purificação e trabalhou com a Veolia Environnement SA, a maior empresa de água da Europa, no segundo estágio.

 

A fábrica faz parte de um compromisso que a Nestlé anunciou em janeiro de investir US$ 1 bilhão no México até 2018. A Nestlé disse que reduziu as captações de água em 33 por cento por tonelada de produção desde 2005.

 

Com sede em Vevey, Suíça, a Nestlé é dona de várias marcas de água, entre elas a Perrier, a Vittel e a Pure Life.

 

Fonte: exame.abril.com.br

Publicada em sábado, 25 de outubro de 2014

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar