Mais de 4 mil bois morreram afogados

09/10/2015
 |   

O acidente com o navio Haidar, que naufragou na manhã de terça-feira, 9, no Porto de Vila do Conde, em Barcarena, PA, pode ter matado mais de 4 mil animais. A embarcação tinha capacidade para transportar cinco mil bovinos e não há um número oficial do número de animais que conseguiu sobreviver.

 

O presidente-executivo da Associação Brasileira dos Exportadores de Gado em Pé, Gil Reis, estima que cerca de 200 animais podem ter escapado. Já a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) reduz esse número para 50 cabeças.

 

A Adepará tem trabalhado de forma conjunta com a Secretaria do Estado de Saúde (Sespa) para alertar a população local sobre os riscos de ingerir carne dos animais mortos. Boa parte das carcaças dos animais afogados foi capturada por moradores da região. Os órgãos de saúde apertaram a fiscalização. As carcaças apreendidas estão sendo incineradas.

 

Ainda não se sabe a causa do acidente. De acordo com Gil Reis, o navio estava em perfeitas condições. “A embarcação era nova, segura e já tinha cruzado o oceano por diversas vezes. Foi uma tragédia”, lamenta.

 

Em nota, a Minerva Food, empresa que comercializou o gado, afirma que “após o embarque a responsabilidade pela carga é da companhia de transporte marítimo”. A averiguação sobre os dados químicos e biológicos do naufrágio está sendo feita pela Marinha Brasileira e demais autoridades portuárias e de meio ambiente.

 

Data da Publicação: 08/10/15

Fonte: Portal DBO

http://www.portaldbo.com.br/Portal/Noticias/Mais-de-4-mil-bois-morreram-afogados/14191

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar