INDÚSTRIA CHINESA DE LATICÍNIOS SE RECUPERA DEPOIS DE ESCÂNDALO

18/08/2016
 |   

A qualidade dos produtos melhorou muito, segundo a Associação dos Produtores Lácteos da China em relatório inédito.

 

Vistorias no ano passado mostraram que 99,5% dos produtos lácteos atendiam o padrão e não tinham nenhum aditivo ilegal, como melamina, que foram detectados por sete anos consecutivos, segundo o relatório. Alguns importantes indicadores, como teor nutritivo, inclusive superaram os padrões dos Estados Unidos, Europa e Austrália. 

 

"Os produtos lácteos nacionais parecem ser um dos alimentos mais seguros na China", disse Wang Jiaqi, funcionário do Ministério da Agricultura e pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas, durante a divulgação de relatório. ? Os produtores chineses do setor vêm tentando recuperar a confiança pública, abalada por escândalos nos últimos anos.

 

Em 2008, o leite em pó infantil da líder de mercado Sanlu teve melamina detectada após matar seis bebês e adoecer milhares. Desde então, outros casos fizeram os chineses recorrerem a produtos importados.

 

Para reanimar a indústria, as autoridades chinesas aprovaram leis rigorosas, aumentaram a supervisão, fecharam os fornecedores não qualificados, promoveram a consolidação da indústria e aumentaram o apoio para melhorar a qualidade do leite.

 

Graças às medidas, a qualidade melhorou muito e a indústria se expandiu.

 

 O país produziu 38,7 milhões de toneladas de produtos lácteos no ano passado, ou 4,8% do total mundial, ficando no terceiro lugar após Índia e Estados Unidos, segundo o relatório.

 

O consumo per capita subiu para 36,1 quilos, um aumento de 5,9 quilos ante 2008.

 

Vinte fabricantes respondem por mais da metade da produção e receita do setor.

 

A reputação global dos lácteos chineses também está aumentando. Os gigantes Yili e Mengniu estão no top 20 elaborado pelo grupo financeiro holandês Rabobank sobre o setor. O leite em pó infantil Junlebao recebeu o certificado de melhor qualidade e segurança de BRC Global Standards no ano passado. Por dois anos consecutivos a Modern Farming levou ouro na consultoria belga de qualidade alimentar Monde Selection.

 

 "A indústria de leiteria da China teve mudanças", disse vice-presidente da Associação de Produtores, Gu Jicheng.

 

 Gu acredita que há ainda muito espaço para melhorar, mas as companhias ainda precisam de até dez anos para ficar no mesmo nível dos concorrentes globais. Por Xinhua

 

Data da Publicação:18/08/2016

Fonte: Laticínio.net

http://www.laticinio.net/noticias/completa/18044_industria-chinesa-de-laticinios-se-recupera-depois-de-escandalo

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar