Índia ultrapassa UE como maior produtor de leite do mundo

18/07/2014
 |   

A Índia é agora o maior produtor de leite do mundo, tendo ultrapassado a União Europeia (UE) durante os últimos 12 meses, de acordo com a última edição da pesquisa econômica anual do governo do país.

 

Registrando uma taxa de crescimento anual de pouco mais de 4% - quase o dobro da taxa do restante do mundo -, a Índia teve uma produção de 132,4 milhões de toneladas de leite em 2012-13, tornando-se o maior produtor global.

 

“A taxa média de crescimento anual de leite de 4,04% comparada com a média mundial de 2,2% mostra um crescimento sustentado na disponibilidade de leite e produtos lácteos para uma população em crescimento”, diz a pesquisa, acrescentando que a commodity se tornou uma fonte secundária importante de renda pra 70 milhões de famílias rurais.

 

A pesquisa econômica, que é compilada a cada ano pelo Ministério das Finanças, revisa os desenvolvimentos na economia da Índia durante os 12 meses anteriores, sumarizando o desempenho de importantes programas de desenvolvimento e destacando iniciativas de políticas de governo e previsões da economia em prazo curto a médio. De acordo com o documento, a Índia é também o segundo maior produtor de frutas e vegetais, o maior produtor de manga, banana, coco, castanha de caju, mamão e romã e o maior produtor e exportador de especiarias. O país também está em segundo lugar na produção mundial de peixe, contribuindo com cerca de 5,4% da produção global.

 

Porém, foi no leite que o governo viu a maior mudança, que o relatório atribui à política lançada em 2012 para melhorar a produtividade, expandir a infraestrutura e fornecer aos produtores um melhor acesso ao mercado. A primeira fase do Plano Nacional de Lácteos começou no momento em que a Índia tinha visto o número de animais leiteiros aumentar de 62 milhões em 2000 para mais de 83 milhões.

 

A pesquisa do governo da Índia também citou as práticas de comercialização agrícola como uma área que precisa de melhoras consideráveis. “Tem havido um sucesso limitado no estabelecimento de práticas de comercialização agrícola na Índia. O monopólio do governo – mercados atacadistas regulados evitaram o desenvolvimento de um sistema competitivo de comercialização no país. No contexto da liberação do comércio em commodities agrícolas e para a comunidade doméstica de produção rural alcançar os benefícios das novas oportunidades de acesso ao mercado global, há a necessidade de integrar e fortalecer o sistema interno de comercialização agrícola”.

 

Para resolver esse problema, o relatório aconselhou um relaxamento do controle sobre os mercados agrícolas por estado. Isso facilitaria uma maior participação do setor privado, particularmente para estimular investimentos massivos requeridos para o desenvolvimento da comercialização agrícola”.

 

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida pela Equipe MilkPoint Brasil.

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar