INDEA E VIGILÂNCIA SANITÁRIA DETECTAM FOCO DE RAIVA BOVINA EM CÁCERES/MT

13/02/2017
 |   

Um foco de raiva bovina foi diagnosticado por técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária – Indea, em uma fazenda, na região da fronteira, em Cáceres, MT. A morte de um animal foi, oficialmente, confirmada, mas, a suspeita é de que muitos tenham morrido infectados pela doença, nos últimos meses. A confirmação foi feita após a realização de um exame laboratorial, em uma vaca morta, em uma fazenda na comunidade de Tarumã, a 20 quilômetros do município.

 

Para conter o avanço e contaminação pelo vírus, técnicos do Indea e agentes da Vigilância Sanitária, realizaram um bloqueio sanitário numa raia de 12 quilômetros, em torno da fazenda onde foi detectado o foco. Todo rebanho bovino, assim como animais de companhia (cães e gatos) foram vacinados contra a doença durante a semana. As pessoas que manusearam o animal receberam orientações sobre e encaminhamento a vacinação pós-exposição.

 

A situação é preocupante, conforme os técnicos, porque vários animais morreram nos últimos meses na região com sintomas da doença. “Não podemos afirmar porque, não foram realizados exames laboratoriais que possam comprovar, mas temos informações seguras de que, os animais mortos apresentavam os sintomas da raiva” explicou a coordenadora da Vigilância, Evanilda Costa do Nascimento.

 

Outra questão levantada pelos agentes de saúde foi a baixa cobertura de cães e gatos vacinados na região. “O que se percebe é que a população tem “baixado a guarda” em relação a essa doença que é fatal, mas prevenível” enfatiza o médico veterinário da Vigilância Sanitária Alexander Marques.

 

Data da Publicação: 13/02/2017.

Fonte: MilkPoint

https://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/indea-e-vigilancia-sanitaria-detectam-foco-de-raiva-bovina-em-caceresmt-104046n.aspx

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar