IMPORTAÇÕES LÁCTEAS SEGUEM ABAIXO DE 2017

08/03/2018
 |   

Os dados mais recentes da Secex (Secretaria de Comércio Exterior) mostram que em fevereiro, o Brasil aumentou o volume de leite importado, internalizando 81,6 milhões de litros em equivalente leite, 24,5% mais leite do que em janeiro, mas ainda 38,8% menos do que em fevereiro de 2017 (observe o gráfico 1).

 

Gráfico 1. Volume importado em equivalente leite e variação em relação ao mesmo mês do ano anterior. Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados da AliceWeb.

 

Volume importado em equivalente leite e variação em relação ao mesmo mês do ano anterior

 

Mesmo com o aumento de quase 25% nas importações, os gastos totais aumentaram “apenas” 8,6%, ficando em US$ 33,2 milhões em fevereiro, contra US$ 30,6 milhões em janeiro, mostrando que o valor por litro importado sofreu uma considerável queda. Esta queda pode ser justificada pelo aumento na participação do leite em pó desnatado nas importações, um produto que ainda está bastante desvalorizado no mercado internacional.

 

Nos leites em pó, as importações foram incentivadas pela recuperação gradual da demanda final e pela queda de captação no campo. No desnatado, sua desvalorização internacional também ajudou, e 2,9 mil toneladas foram importadas, 82,1% a mais do que em janeiro. Mesmo assim, no acumulado de 2018 (jan-fev), as importações de leite em pó desnatado estão 37,5% abaixo em relação ao mesmo período de 2017. O leite em pó integral teve um aumento de 15% no seu volume importado em fevereiro, chegando em 3,4 mil toneladas. Contudo, no acumulado de 2018, o volume ainda segue 64% inferior ao mesmo período do ano passado.

 

As importações das gorduras lácteas (manteiga 82% de gordura + óleo butírico de manteiga) também foram relevantes, incentivadas pelos altos preços praticados no mercado interno e a escassez de matéria-prima no Brasil. Assim, 472 toneladas foram importadas em fevereiro, volume 27% superior em relação a janeiro e 57% em relação a fevereiro de 2017.

 

Se as importações se recuperaram, as exportações permaneceram praticamente estáveis. Em fevereiro, o Brasil embarcou 12,2 milhões de litros de leite equivalentes, 1,7 milhão a mais do que em janeiro, e 53% menos do que em fevereiro de 2017. Assim, o saldo negativo da balança comercial de lácteos voltou a crescer a, ficando negativo em 69 milhões de litros em fevereiro, como mostra o gráfico 02.

 

Gráfico 2. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos. Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados da AliceWeb.

 

Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos. 

 

Abaixo, uma tabela detalhando os principais produtos negociados na balança comercial.

 

Tabela 1. Balança comercial láctea em fevereiro de 2018.

 

Balança comercial láctea em fevereiro de 2018.

 

Data da Publicação: 08/03/2018.

Fonte: MilkPoint

https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/importacoes-lacteas-seguem-abaixo-de-2017-207136/

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar