IMPORTA합ES EM DESACELERA플O

08/05/2017
 |   

A balança comercial de lácteos teve um déficit de 11,8 mil toneladas em abril, 12% maior que o apresentado no mês anterior. Em valores, o déficit da balança de lácteos foi de US$ 41,6 milhões.

 

Gráfico 1. Exportações e importações por categoria de produto. Fonte: MDIC.

 

Saldo mensal da balança comercial de lácteos

 

Neste mês, novamente as importações de lácteos apresentaram queda, tanto em volume quanto em valor. Em toneladas, a queda foi de 13%, totalizando 13,6 mil toneladas comercializadas e, em valor, queda de 9,7%, com total de US$ 46,9 milhões. Ao analisar em equivalente-leite, o decréscimo das importações foi de 15%, sendo comercializado 99,7 milhões de litros. Com esse cenário, o ritmo de crescimento das importações em relação ao ano passado vem diminuindo, sendo no acumulado janeiro a abril de 17% acima do mesmo período do ano passado.

 

O volume importado de leite em pó integral praticamente se manteve em relação ao mês de março. Foram adquiridas 7,6 mil toneladas do produto, valor somente 2% superior ao último registrado. O leite em pó desnatado, por sua vez, teve menor quantidade importada, com expressiva diminuição de 46% e um total de 1,4 mil toneladas, possivelmente explicada pelos altos níveis de estoques no mercado nacional.

 

Também foram registrados volumes inferiores de manteiga. Neste mês, foram adquiridas 255 toneladas de manteiga, valor 56% menor frente ao de março, sem importações do Uruguai.

 

As exportações também foram inferiores às verificadas em março. Em toneladas, o montante total foi de 1,8 mil toneladas, com queda de 64% em relação ao mês passado. Já em equivalente-leite o total exportado foi de 10,2 milhões de litros, com queda de 63%.

 

Dessa forma, o saldo da balança comercial de lácteos foi negativo em 90 milhões de litros, valor semelhante ao do mês anterior, conforme pode-se observar no gráfico 1.

 

Gráfico 2. Saldo mensal da balança comercial de lácteos em equivalente-leite (milhões de litros/mês). Fonte: MDIC.

 

Saldo mensal da balança comercial de lácteos

 

Data da Publicação: 08/05/2017.

Fonte: MilkPoint

https://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/importacoes-em-desaceleracao-105190n.aspx

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar