IMPORTAÇÕES ACUMULADAS AINDA SÃO 55% MAIORES QUE EM 2016

10/04/2017
 |   

Nos três primeiros meses do ano as importações de lácteos somaram cerca de 404 milhões de litros de leite equivalente, cerca de 55% a mais do que no mesmo período de 2016; no mesmo período, as exportações, medidas em equivalente-leite, tiveram um aumento bastante modesto, de 2,6%, em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

 

Apesar de tudo, o ritmo dos importados parece começar a cair, com o saldo da balança comercial apresentando a terceira queda consecutiva do ano. Em março, em termos de volume, o déficit foi de 10,5 mil toneladas, valor 16% menor em relação ao de fevereiro. Já em termos de valores, o déficit foi de 38,5 milhões de dólares, apenas 1% menor em relação ao último mês.

 

Tabela 1. Exportações e importações por categoria de produto. Fonte: MDIC.

 

Exportações e importações por categoria de produto

 

Neste mês, o volume importado caiu 5% em relação a fevereiro, totalizando 15,8 mil toneladas. Em termos de valores, a queda foi de 3% e o total foi de US$51,9 milhões. A redução foi observada, principalmente, no volume de leite em pó integral e desnatado. O total das importações do produto em pó integral foi de 7,5 mil toneladas, enquanto que o do pó desnatado foi de 2,6 mil toneladas. Estes valores são 23% e 4% menores que o volume adquirido em fevereiro, respectivamente.

 

Vale ressaltar que a menor produção nos principais países fornecedores do Brasil, a Argentina e o Uruguai, impactou na queda do volume adquirido de leites em pó. Do produto argentino o montante importado foi 16% menor e as importações a partir do Uruguai foram 26% menores.

 

Em relação às exportações, as movimentações foram positivas. Em março, o volume exportado foi 29% maior em relação a fevereiro, totalizando 5,2 mil toneladas. Por outro lado, o valor pago mostrou queda, de 8%, totalizando US$ 13,4 milhões.

 

Avaliando as importações em equivalente-leite, o volume importado acumulou 117,8 milhões de litros, valor 12% menor em relação ao mês passado. Já comparado com o mesmo período do ano anterior, março de 2016, as importações apresentam uma queda maior, de 15%. As exportações, por sua vez, totalizaram um volume em equivalente-leite de 27,9 milhões de litros, que foi 8% maior em relação a fevereiro. Mas, quando comparado com março de 2016, esse volume é 86% superior.

 

O saldo na balança comercial de lácteos em equivalente-leite também apresentou queda no mês de março. O déficit foi cerca de 90 milhões de litros, 16% menor que o mês anterior e 27% menor que o mesmo período de 2016. Estes dados podem ser verificados no gráfico 1 a seguir:

 

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial de lácteos em equivalente-leite (milhões de litros/mês).

 

Saldo mensal da balança comercial de lácteos em equivalente-leite (milhões de litros/mês)

 

Data da Publicação: 10/04/2017.

Fonte: MilkPoint

https://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/importacoes-acumuladas-ainda-sao-55-maiores-que-em-2016-104836n.aspx

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar