Geadas: sistemas silvipastoris podem ajudar a amenizar os problemas nas pastagens?
No sistema silvipastoril, em uma mesma área, são implantadas árvores juntamente com pastagens e animais, de forma intercalada. Com isso, aumenta-se a produtividade por área além da produção de mais de um produto no mesmo local.
O sistema pode trazer benefícios ambientais e financeiros, pois é criado um ambiente propício à maior diversidade da fauna e da flora, auxiliando na capacidade produtiva da área e evitando a sua degradação, uma vez que as árvores conservam melhor a água e reduzem a utilização de fertilizantes. Com o desenvolvimento de uma maior biodiversidade, há chances de se ter menores problemas com pragas e erosão, além dos benefícios para o bem-estar animal.
Nas estações secas, devido a proteção das copas das árvores, a umidade é preservada, prolongando a vida útil da planta forrageira. As copas também aumentam a proteção da pastagem às geadas, já que proporcionam modificações microclimáticas na interação com o pasto – as árvores favorecem a formação de um microclima que dificulta e/ou impede a formação da geada, evitando perda de produção.
Data da Publicação:22/06/2016
Fonte: MilkPoint
http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/geadas-sistemas-silvipastoris-podem-ajudar-a-amenizar-os-problemas-nas-pastagens-100712n.aspx