França cria grupo comercial de sorvete
Criada no começo desse mês, a Association des Entreprises des Glaces (Associação das Companhias de Sorvete) nomeou Sylvie Galliaerde, diretora de relações internacionais da General Mills, como sua presidente. Seus sete membros fundadores - General Mills France, Nestlé Grand Froid, Unilever, Rolland R&R Ice Cream France, Les Délices du Valplessis, Les Glaces Thiriet e YSCO – representam 70% das receitas de vendas de sorvetes no mercado da França, excluindo-se as vendas de sorvetes artesanais, e criam 2.300 empregos diretos.
A secretária geral do grupo, Esther Kalonji, trabalhou com a organização de segurança de alimentos da França, Anses, por quinze anos, e disse que a organização visa criar um ambiente adequado para enfrentar as mudanças legais, científicas e sociais que deverão impactar o setor. “Nosso desejo é preservar e anexar valor a nossa experiência no processamento de sorvetes e manter a oferta de produtos de qualidade e inovações, de acordo com as mudanças sociais para os clientes. Esse processo nos capacitará a construir uma identidade própria por meio dos processadores de sorvetes, cujo setor está maduro com questões específicas, como regulamentações e modos de consumo”.
De acordo com dados do IRI, o mercado de sorvetes na França contribuiu com mais de 1 bilhão de euros (US$ 1,10 bilhão) de receitas nos supermercados em 2015, e esse número vem aumentando continuamente nos últimos dez anos a uma taxa média de 2% ao ano. Mais da metade das vendas de sorvetes ocorre nos meses de verão de junho, julho e agosto. No ano passado, a companhia de pesquisa de mercado, Mintel, previu que os sabores salgados – de óleo de oliva a queijos e pães – ganhariam popularidade, à medida que saem de lojas de luxo de produtos artesanais para grandes redes de varejo.
Porém, Kalonji disse que ainda precisa analisar essa tendência. As prateleiras do varejo da Franca não têm visto muitas opções de sorvetes saudáveis, mas sim, voltados ao consumo prazeroso. Os sorvetes saudáveis vêm sendo encontrados em outros mercados, como Estados Unidos e Reino Unido.
“Com exceção do desenvolvimento extensivo de sorvetes de caramelo salteados na manteiga, o uso de sabores salgados parece ter se adaptado a nichos de mercado e quase não envolvem produtos de supermercados. Além disso, e desde 2000, a tendência representa menos de 2% do mercado de sorvetes da França e parece não ter encontrado seu público”.
Quando questionada sobre os desafios que os processadores de sorvete enfrentam atualmente, como escassez de baunilha natural, Kalonji disse: “Durante os últimos anos, a indústria de sorvetes na França não parece ter sido afetada pela escassez de baunilha. Entretanto, isso levanta uma questão maior sobre a disponibilidade de ingredientes de qualidade necessários para continuar suprindo as demandas de inovação e, consequentemente, cumprindo com as expectativas dos consumidores”.
O novo grupo comercial é membro da associação europeia de sorvetes, EUROGLACES, bem como da lobbysta de alimentos da França, ANIA. Em média, o consumo per capita de sorvetes na França é de cerca de seis litros por ano. Em 29/06/16 - 1 Euro = US$ 1,10534 0,90457 Euro = US$ 1 (Fonte: Oanda.com) As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.
Data da Publicação:30/06/2016
Fonte: MilkPoint
http://www.milkpoint.com.br/industria/cadeia-do-leite/giro-de-noticias/franca-cria-grupo-comercial-de-sorvete-100850n.aspx