Estiagem pode prejudicar milho safrinha

15/04/2016
 |   

A estiagem em áreas produtoras de milho safrinha permanece pelo menos até a próxima semana, afirmou o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, da Somar. Um bloqueio atmosférico impede o avanço de frentes frias em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do país.

 

A situação é mais crítica nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Já em algumas áreas de Mato Grosso, sul de Mato Grosso do Sul e Paraná pode haver pancadas de chuva isoladas e de baixa intensidade, informou Santos.Grande parte das lavouras de safrinha no Brasil está em fase de pendoamento, estágio em que a planta precisa de muita umidade. "E não há previsão de chuvas para os próximos dez dias sobre a grande maioria das áreas produtoras da safrinha", afirmou Santos.

 

Além da falta de umidade, as temperaturas também estão elevadas, o que pode afetar as lavouras. "Tanto as máximas quanto as mínimas estão bem acima da média histórica para esta época do ano", disse o agrometeorologista.

 

Segundo a Somar Meteorologia, pode voltar a chover de forma mais consistente no fim deste mês, após o dia 25, e maio deve ser mais chuvoso que abril. Mesmo assim, os volumes não devem se igualar aos observados no ano passado, quando choveu em abril, maio e em junho no Centro-Oeste.

 

Como houve atraso no plantio da segunda safra de milho, por causa do atraso na safra da soja, o estágio de desenvolvimento das lavouras não é uniforme. "Estive no Paraná esta semana e vi muito milho novo. Talvez essas áreas plantadas mais tarde, perto do fim de março, possam receber chuvas em maio e ser beneficiadas", contou Santos.

 

Data da Publicação: 14/04/2016

Fonte: Portal DBO

http://www.portaldbo.com.br/Agro-DBO/Noticias/Estiagem-pode-prejudicar-milho-safrinha/16124

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar