DISPUTA ENTRE LACTALIS E VIGOR PELA ITAMBÉ ESTÁ LONGE DO FIM
Ainda que a mais recente decisão da Justiça tenha sido favorável parcialmente à francesa Lactalis, a disputa entre a empresa e a Vigor, agora controlada pela mexicana Lala, envolvendo a compra da Itambé Alimentos parece longe do fim.
Na última terça-feira, o desembargador César Ciampolini, da Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça de São Paulo, validou a recompra de 50% da Itambé pela CCPR, e a posterior venda de 100% das ações da Itambé à Lactalis. No entanto, em sua decisão, Ciampolini determinou que a Lactalis não pode exercer os direitos de acionista "até eventual decisão em contrário do juízo arbitral".
A decisão do desembargador gerou interpretações divergentes por parte de Itambé e Vigor. No entendimento da Itambé, com a decisão, o único fator que impede a transferência de 100% das ações da empresa para a Lactalis hoje é o ato de concentração, que está em análise pelo Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade).
Em entrevista ao Valor na quarta-feira, o presidente da Itambé, Marcelo Candiotto descartou a possibilidade de a venda da empresa à Lactalis ser revertida pela câmara de arbitragem. Já a interpretação da Vigor, que acusa a CCPR de ter descumprido o acordo de acionistas, é que a câmara pode decidir por desfazer a operação.
A avaliação entre os advogados da Itambé é que se a Vigor provar em arbitragem que houve algum dano para ela, terá direito a uma indenização, mas que o negócio com a Lactalis seria irreversível.
Procurada, a Vigor não se pronunciou, pois o processo está em segredo de Justiça. Mas, em nota, informou que "a decisão judicial preserva seus direitos, já que impede a Lactalis de assumir qualquer papel de acionista da Itambé até a decisão do Tribunal Arbitral, que julgará o mérito da questão".
Data da Publicação: 19/01/18.
Fonte: MilkPoint
https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/disputa-entre-lactalis-e-vigor-pela-itambe-esta-longe-do-fim-206499/