Chile terá maior fazenda leiteira robotizada do mundo

28/06/2016
 |   

Foi anunciado em 22 de junho que o Fundo El Risquillo, fazenda que pertence ao Agricola Ancali, vai se tornar a maior fazenda leiteira robotizada do mundo. A fazenda atualmente ordenha 920 vacas com 16 ordenhadeiras DeLaval VMS. Os primeiros oito robôs foram instalados em outubro de 2014 e os outros oito foram instalados no final do mês de março deste ano. No momento, quatro salas de ordenha rotativas ordenham mais 5.600 vacas.

 

Quando o novo galpão estiver completo, há planos de instalar 48 ordenhadeiras robotizadas VMS nas vacas criadas em free stall que atualmente são ordenhadas no sistema rotativo. Uma vez terminado o projeto, a fazenda ordenhará mais de 4.500 vacas com robôs. “Estamos nos preparando para o futuro”, disse o gerente de operações da Agricola Ancali, Odrióm Escobar.

 

Escobar é o gerente da fazenda desde 2012 e estimou que as vacas nos robôs produzirão 10% mais leite comparado com o sistema rotativo. Ordenhando em 16 robôs atualmente, a produção média é de 2610 quilos por robô/dia. As vacas ordenhadas em robôs produzem 45,20 quilos por dia e gastam 6 minutos e 49 segundos no robô em cada ordenha. Tipicamente, uma vaca terá em média 2,9 ordenhas por dia. “Os benefícios têm sido notáveis”, disse o diretor executivo da Agricola Ancali, Pedro Heller. “Mais produção, melhores condições de bem-estar animal e menos estresse para as vacas”.

 

Escobar acredita que o aumento na produção de leite pode ser atribuído ao menor tempo que as vacas gastam esperando para serem ordenhadas. Ele tem visto menos competição para entrar nos robôs do que em outros sistemas, o que tem estimulado as novilhas de primeira lactação para as ordenhas. O tempo de espera caiu para os sistemas robotizados de ordenha, ajudando a aumentar a longevidade e reduzindo a claudicação. Os testes do leite para o Fundo El Risquillo em 1 de março foram: gordura, 3,7%; proteína, 3,5%; e contagem de células somáticas, 157.900 células/ml. “Estamos muito felizes com os resultados até agora e esperamos ter sucesso com o novo projeto”.

 

Além do aumento da produção e dos benefícios de bem-estar animal, haverá economia de trabalho. Atualmente, 140 funcionários trabalham no Fundo El Risquillo e para cada sistema rotativo há três ordenhas com cinco ordenhadores por turno. Um corte na mão de obra é esperado quando as transições para ordenha principalmente em robôs ocorrer.

 

O plano é ordenhar vacas recém-paridas por meio do sistema rotativo em seus primeiros 30 dias de lactação junto com vacas com úberes com algum problema de conformação. Após 30 dias, as vacas serão movidas para o sistema robótico. Escobar disse que a seleção para a conformação do úbere ajuda a reduzir a quantidade de ordenhas incompletas nos robôs.

 

O leite do Fundo El Risquillo vai para o mercado nacional de leite fluido do Chile. A fazenda tem mais de 9712,45 hectares de terra produzindo 71,67 milhões de quilos de silagem de milho ao sul de Santiago. Outras operações incluem a produção de carne bovina e uma fazenda de criação de cavalos. As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

 

Data de Publicação: 28/06/2016

Fonte:MilkPoint

http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/chile-tera-maior-fazenda-leiteira-robotizada-do-mundo-100806n.aspx

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar