Carrefour acelera expansão de lojas de orgânicos na França
Por enquanto, o Carrefour Bio "é um teste" limitado a Paris e seus arredores, disse Georges Plassat, CEO do grupo. Mas o avanço em 2016 é significativo: a primeira loja foi aberta em 2013 e até o ano passado havia apenas quatro unidades. Em um ano, o número terá triplicado.
Os preços mais elevados desses artigos, pelo menos 20% mais caros dos que os comuns (alguns podem custar bem mais) provavelmente influenciaram na escolha da capital francesa e de dois subúrbios nas proximidades, com alto poder aquisitivo, para a abertura da bandeira.
Podem ser encontrados nas novas lojas até mais de 3 mil produtos orgânicos, sendo quase a metade da marca própria Carrefour Bio, já vendida há anos nos hipermercados e supermercados comuns do grupo na França. O Carrefour também vem ampliando a oferta dessa gama, que vai de alimentos a cosméticos e têxteis. Anualmente, há cerca de 50 lançamentos.
Nesta semana, a varejista comprou o site francês Greenweez, de vendas online de produtos orgânicos e ecológicos, com mais de 35 mil artigos e faturamento de quase € 20 milhões. "O mercado de orgânicos está crescendo muito na França e nossas vendas nesse setor também", disse Plassat, acrescentando que o grupo é líder no país nessa área. Em 2015, o Carrefour vendeu 125 milhões de produtos de sua marca própria Carrefour Bio, com progressão de 11%.
O mercado de orgânicos movimentou € 5,5 bilhões na França em 2015, com crescimento de 10% na comparação com o ano anterior, informa a Agência Francesa para o Desenvolvimento e Promoção da Agricultura Orgânica. Mais da metade da receita das vendas, segundo o órgão, é de artigos frescos, como frutas, legumes, ovos e carnes. Em um relatório divulgado neste ano, a agência, ligada ao governo, informa ainda que 65% dos franceses consumiram regularmente produtos orgânicos em 2015. No início dos anos 2000, a taxa era de 37%.
De acordo com Plassat, outras lojas Carrefour Bio poderão ser abertas "onde for útil". Mas ele disse que não há planos atualmente de criar unidades desse tipo no Brasil. Isso não impede, de acordo com o CEO, que o grupo aumente a oferta desses produtos no mercado brasileiro. Charles Desmartis, presidente do Carrefour no Brasil, afirmou que as vendas de orgânicos vêm crescendo no país, sem revelar números. "Estamos ampliando o sortimento de alimentos perecíveis nas lojas", disse Desmartis.
As novas unidades Carrefour Bio têm vários concorrentes na França. Um deles é Naturalia, que pertence ao grupo Casino desde 2008, com mais de 130 lojas. Grandes varejistas francesas, como Leclerc e Auchan, também atuam nesse segmento. Há ainda supermercados especializados, como o Bio c'Bon, com unidades em várias cidades, ou ainda Biocoop e La Vie Claire.
Data da Publicação: 29/07/2016
Fonte: MilkPoint
http://www.milkpoint.com.br/industria/cadeia-do-leite/giro-de-noticias/carrefouraceleraexpansaodelojasdeorganicosna-franca-101316n.aspx