CAMINHOS E ALTERNATIVAS PARA O SETOR LÁCTEO SERÃO DISCUTIDOS NA ENVASE BRASIL

23/02/2016
 |   

A 12ª edição da Envase Brasil | Brasil Alimenta, promovida de 26 a 29 de abril, em Bento Gonçalves (RS), ganha um expressivo reforço na programação do setor lácteo. Simultaneamente às feiras, que trarão uma área dedicada especialmente para a tecnologia das indústrias laticinistas e a cadeia produtiva do setor, acontecerá o 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios, realizado da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil RS) e Portal Lechero, do Uruguai.

 

Palestrantes de referência mundial em lácteos tratarão dos mais diversos temas no sentido de apresentar caminhos e alternativas aos envolvidos no segmento, em especial para pequenos e médios negócios. Importante ressaltar que o Rio Grande do Sul é considerado a segunda maior bacia leiteira do país, com uma relevância importante da Serra Gaúcha.

 

Na noite de 26 de abril será realizada a abertura, juntamente com a Envase Brasil | Brasil Alimenta, com a presença de comitivas de várias regiões do Brasil e de países como Argentina, Uruguai, Chile, Venezuela, Paraguai, Peru, Costa Rica e Equador. São esperados 350 representantes do segmento da América Latina. Nos dias 27 e 28 de abril acontecerão conferências técnicas e de gestão empresarial com palestrantes de destaque nacional e internacional, visitas técnicas, reuniões de negócios. Também estão previstos workshops com profissionais do Instituto Mexicano do Queijo e Jurados do World Cheese Awards.

 

Na Envase Brasil | Brasil Alimenta, os visitantes poderão conferir tecnologias, produtos e serviços apresentados pelos expositores. São máquinas, equipamentos, centrífugas, decantadores, flocadores, homogeneizadores, tanques, formas, secadoras, embalagens, enzimáticos, instituições e publicações do segmento. Outro destaque durante as feiras e com foco no setor lácteo será o Espaço Queijos & Cia, local destinado para a degustação de queijos e produtos lácteos de mais de 30 empresas ligadas à Apil e harmonizações de queijos com vinhos, espumantes, cervejas artesanais e cachaças.

 

Para o presidente da Apil-RS, Wlademir Pedro Dall´Bosco, o 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios é um evento de grandes proporções. “Será uma oportunidade única para discutir os caminhos e alternativas para pequenas e médias empresas do setor, com palestrantes que são referências mundiais em lácteos. Teremos participantes de todos os países da América Latina discutindo tecnologia, inovação, qualidade e produtividade sempre com foco no que pode ser feito pelos pequenos e médios, que são a maioria do setor leiteiro”, ressalta Dall´Bosco.

 

Formam a base institucional do 3º Encontro as seguintes entidades: Asociación de Pequenãs y Medianas Industrias Láctes a la Cuenca Lechera Argentina (Apymel); AsociaciónUruguaya de Pymes Lácteas (Aupyl); Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Estado do Rio Grande do Sul (Apil RS) entre outros.

 

Programação 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios

 

Quarta-feira – 27 de abril

 

09h às 10h30 – Situação e perspectivas do setor lácteo internacional, como influenciam o desempenho das pequenas e médias empresas e as diferentes estratégias nos países latino-americanos. Painel com: Apil/Abiq (Brasil), Apymel (Argentina), Aupyl (Uruguay) CIL (Ecuador) – Universidad de Costa Rica, entre outros

 

10h30 às 11h15 – Associativismo como estratégia de crescimento e competitividade em mercados internos e externos – Fernando Ramos, Apymel – Argentina.

 

11h15 às 11h45 – Fruit Break

 

11h45 às 12h30 – Denominação de origem e indicações geográficas para os queijos Latino-americanos. Carlos Yescas – México – Instituto Mexicano do Queijo e juiz do World Cheese Awards

 

12h30 às 14h30 – Tempo Livre para Almoço

 

14h30 às 15h – Fiscalização e inspeção para pequenas e médias indústrias – Dr Caio Tibério da Rocha

 

15h às 15h45 – Novas tecnologias aplicadas a elaboração de queijos duros tipo grana. – Sergio Herrera – Argentina -Jucar S.A

 

15h45 às 16h45 – Rendimento na fabricação dos queijos-Conceitos e avaliações – Eduardo R. P. Dutra Quinta-feira – 28 de abril

 

9h15 às 10h15 – Alternativas tecnológicas para a pequena e média indústrialáctea. Dr. Guillermo Adrián Sihufe, INTEC – Instituto de DesarrolloTecnológicoparala Industria Química – CONICET – Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas – Argentina.

 

10h15 às 10h45 – Fruit Break

 

10h45 às 11h45 – Mesa redonda: Estratégias de comercialização e promoção do queijo para pequenas empresas de laticínios. Franquias. Caso de sucesso. Georgina Yescas. (Lactography – México) e Fernando Ramos (Apymel – Argentina).

 

11h45 às 12h30 – Segurança alimentar em lácteos – Silvia Berenguer Barbosa – Brasil.

 

12h30 às 14h30 – Tempo Livre para Almoço

 

14h30 às 15h15 – Inovações no mercado de Queijos Processados Andrea Maurer /Alfredo Walter – ICL Group

 

15h15 às 16h – Novas tendências em iogurtes e bebidas lácteas

 

16h às 16h40 – Qualidade do Leite e Apresentação do projeto “Metodologia de Coleta Automática de Amostras de Leite”- Maira Balbinotti Zanela. EMBRAPA Clima Temperado.

 

Encerramento do 3º Encontro Latino-americano para Pmes Lácteas Sobre as feiras

 

Tecnologia, produtos e serviços para as indústrias vinícola, cervejeira e de laticínios, e as novidades e equipamentos para a cadeia de alimentos serão apresentadas durante a Envase Brasil | Brasil Alimenta. A diversificação é a marca dessa 12ª edição que receberá em torno de 200 empresas expositoras de oito estados brasileiros e 12 países. A abertura do evento está prevista para as 19h do dia 26 de abril com a expectativa de reunir autoridades nacionais e internacionais.

 

O destaque fica por conta do setor de bebidas em geral, cujo crescimento da demanda e de oferta tecnológica para vinícolas, microcervejarias e laticínios e derivados tem sido sentida de maneira mais evidente.

 

A Envase Brasil é uma feira de tecnologia, máquinas, equipamentos, embalagens e processos para indústrias de bebidas e alimentos e abrigará expositores nacionais e internacionais apresentando tecnologias para os diversos segmentos das indústrias de bebidas: vinho e espumante, suco, cerveja, refrigerante, água mineral, lácteas, cachaça e destilados.

 

Integrada ao conceito de tecnologia para as cadeias junto com a Envase Brasil, a Brasil Alimenta oportunizará ainda, o acesso de empresas fornecedoras de tecnologia, produtos e serviços para industrialização, processamento e abastecimento de alimentos, com ênfase nas embalagens e logística. A estimativa é de que mais de 12 mil visitantes, entre profissionais do setor de bebidas em geral, incluindo industriais, técnicos dirigentes das indústrias do setor, circulem pelo evento.

Principais atrações:

26 de abril – Encontro Produtor 2016

27 de abril – 2ª Conferência Internacional de Segurança de Alimentos

27 de abril – Rodada de Negócios SEBRAE

27 e 28 de abril – 3º Encontro Latino-americano de Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios

28 e 29 de abril – Envase Experience – Falando de cerveja e Falando de vinhos espumantes

26 a 29 de abril – Espaço Queijos & Companhia

 

Data da Publicação: 22/02/2016

Fonte: Laticínio.net

http://www.laticinio.net/noticias/completa/17631_caminhos-e-alternativas-para-o-setor-lacteo-serao-discutidos-na-envase-brasil

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar