BB aumenta exigências para acesso ao pré-custeio

17/02/2016
 |   

Produtores rurais de Mato Grosso têm tido dificuldade para acessar os recursos anunciados pelo governo federal em janeiro e destinados ao financiamento do pré-custeio da safra 2016/17, afirmou o vice-presidente da Associação dos Produtores de Milho e Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Elzo Pozzobon. O principal entrave, disse, são as novas exigências feitas pelas agências. No início do ano, o governo anunciou que o Banco do Brasil ofertaria R$ 10 bilhões em linhas de pré-custeio, que servem para adquirir insumos como adubos, defensivos e sementes para a próxima safra.

 

"O Banco do Brasil tem chamado os produtores a tomar o recurso, mas as agências estão pedindo garantias reais além das que já exigiam. Os produtores estão indo atrás dos recursos mas não estão conseguindo obtê-los", declarou Pozzobon.Até agora, informa o dirigente, poucos foram os produtores que conseguiram aprovar uma linha de financiamento para a compra antecipada de insumos. A apresentação de hipoteca de primeiro grau (desvinculada de qualquer dívida) como garantia do empréstimo, que historicamente não era exigida e na temporada 2015/16 passou a ser solicitada de alguns produtores, nesta safra se tornou obrigatória para praticamente todos os clientes, segundo Pozzobon.

 

"No ano passado, os bancos ainda liberavam alguns produtores para tomar crédito dando como garantia apenas o penhor de safra (a própria produção é dada como garantia de pagamento do financiamento), dependendo do perfil de risco do produtor", explicou. Os bancos também têm tentado atrelar a aprovação das linhas de pré-custeio à contratação do seguro rural, de acordo com Pozzobon. "O seguro da safra tem sido outra exigência. Mas alguns produtores não estão dispostos a tomar esse seguro porque foram prejudicados com sinistro na safra passada e ainda não receberam do banco", contou Pozzobon.

 

Data da Publicação: 16/02/2016

Fonte: Portal DBO

http://www.portaldbo.com.br/Agro-DBO/Noticias/BB-aumenta-exigencias-para-acesso-ao-pre-custeio/15416

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar