Balança Comercial de Lácteos: Junho continua a apresentar déficit

09/07/2014
 |   

De acordo com os dados da Balança Comercial do mês de junho, as exportações de lácteos apresentaram redução de apenas 2% em relação a maio, em volume, fechando em 5,5 mil toneladas de produtos. Também as importações mantiveram os valores próximos do mês anterior, apresentando baixa de apenas 1%, totalizando 9,9 mil toneladas de produtos.

 

Em termos financeiros, a balança comercial manteve o déficit do mês anterior, apresentando saldo negativo de 19,2 milhões de dólares no mês, valor mais baixo desde o início do ano.

 

Tabela 1: Balança Comercial de Lácteos – Maio de 2014

foto-5-130167.jpg

Ao analisarmos o volume importado em equivalente-leite (a quantidade de leite utilizada para produzir um quilo de determinado produto), observa-se que foram internalizados 50,38 milhões de litros – aproximadamente 66% a menos que no mês anterior (150,38 milhões), este último, bem acima dos outros meses do ano.

 

As exportações em equivalente-leite apresentaram valor expressivo de 61,09 milhões de litros, mostrando aumento de 84% com relação ao mês anterior. Em equivalente-leite, percebe-se que o Brasil exportou maior volume do que importou, em relação ao mês passado e ao histórico brasileiro.

 

Gráfico 1: Quantidade de equivalente-leite exportada anual (milhões de litros de leite)

foto-6-126409.jpg

O valor médio dos produtos lácteos importados foi de US$3,87/kg, o que representa 11,0% de queda no valor em relação a maio.

 

O posicionamento dos maiores exportadores de leite em pó ao Brasil foi revertido com relação ao mês anterior, tendo a Argentina exportado em torno de 41,6% do volume total, contra 32,2% do Uruguai e 26,2% do Chile.

 

Esta matéria é do MilkPoint, com dados do MDIC.

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar