Análise de solos vai até o produtor

19/07/2016
 |   

Um laboratório completo, voltado a análises de fertilidade do solo, acaba de ser desenvolvido pela Embrapa Solos, RJ, para operar dentro de um furgão de 14 metros cúbicos. Equipado para emitir laudos técnicos de correção de solos como recomendações de adubação e calagem, o Fertmovel deverá iniciar suas atividades no mês de agosto em Nova Friburgo.

 

O objetivo é facilitar o acesso dos produtores rurais a esse tipo de serviço e suprir a demanda da região. O Rio de Janeiro conta hoje apenas com dois laboratórios de solos, o que faz com que os agricultores tenham que recorrer também a laboratórios de Minas Gerais e Espírito Santo para suprir suas necessidades.

 

Totalmente concebido por pesquisadores da Embrapa, o laboratório móvel pode ser replicado em outros Estados. Tocantins e Maranhão já demonstraram interesse pelo projeto.

 

Iniciativa em prol da agricultura - A análise de fertilidade dos solos é fundamental para todos os tipos de produtores. Além de ser pré-requisito para aquisição de financiamento bancário, esse laudo traz recomendações que melhoram a produtividade, evitam desperdício e barateiam a produção.

 

O Fertmóvel também marcará o retorno da Embrapa Solos a essa atividade após 12 anos. O serviço ficará a cargo do Laboratório de Análise de Solo, Água e Planta da unidade. O veículo é equipado com instrumentos laboratoriais como fotômetro de chama, espectrofotômetro, balança analítica, mesa agitadora, bomba-fanem, pHgâmetro e buretas digitais tritette, entre outros. O Fertmóvel passará por ajustes após os testes iniciais para então ser ser credenciado ao Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF).

 

Em Nova Friburgo, a Embrapa Solos capacitou um professor e três egressos do Ibelga para realização das análises. A recomendação de calagem e adubação ficará a cargo dos agrônomos da Emater e da Secretaria de Agricultura do Município. Os produtores levarão as amostras de solo para uma sala específica do Ibelga, onde serão preparadas as amostras.

 

Nessa primeira fase de implantação, a Syngenta está assumindo os custos iniciais. Ao final de um ano, pretende-se que o Fertmovel se sustente, por meio do pagamento das análise, estimado em cerca de R$50. Apesar da cobrança, a parceria é fundamental para a viabilidade do laboratório.

 

Data da Publicação: 19/07/2016

Fonte: PortalDBO

http://www.portaldbo.com.br/Agro-DBO/Noticias/Analise-de-solos-vai-ate-o-produtor/17312

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar