ALIMENTAÇÃO ANIMAL REGISTRA ALTA DE 3,2% NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2016

02/09/2016
 |   

Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), o Brasil produziu, no primeiro semestre deste ano, um total de 33,3 milhões de toneladas de rações animais, registrando um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período de 2015.

 

Apesar do avanço, a avaliação do Sindirações é que a demanda por rações deve arrefecer no segundo semestre, principalmente por conta da redução do ritmo das cadeias produtivas de aves e suínos, prejudicadas pelo alto custo dos insumos utilizados na produção e pelo apertado orçamento que limita a capacidade de compra do consumidor doméstico.

 

alimentação animal - Sindirações

 

Sindirações - custos 

 

A escalada do preço do milho, somada à subida do farelo de soja (notadamente no segundo trimestre), desmotivou a engorda de bois e a alimentação preparada do rebanho leiteiro, muito embora os produtores de aves e suínos tenham continuado a apostar no alívio do custo desses principais insumos até o final do primeiro semestre.

 

Gado leiteiro

Durante o primeiro semestre, os laticínios encontraram grande dificuldade na captação da matéria-prima e enfrentaram forte concorrência, justificada pela oferta enxuta de leite cru, desestimulada principalmente em razão do alto custo dos fertilizantes, dos combustíveis e do milho e da soja, utilizados na alimentação das vacas em lactação. Apesar dos preços recordes pagos pelo leite ao produtor, a demanda por rações alcançou apenas 2,4 milhões de toneladas, muito embora a retomada da rentabilidade possa favorecer a reintrodução da tecnologia e incrementar a demanda por rações/concentrados no segundo semestre.

 

captação de leite

 

Data da Publicação: 02/09/2016.

Fonte: MilkPoint

http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/alimentacao-animal-registra-alta-de-32-no-primeiro-semestre-de-2016-101876n.aspx

 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar