Acordo entre Vietnã e Venezuela também incluirá lácteos

18/09/2015
 |   

 Embora não tenham sido fornecidos detalhes sobre os projetos, foi informado que pelo menos no setor de lácteos e pecuário o plano está relacionado com a transferência tecnológica, talento e mão de obra asiática. “Não será importado leite do Vietnã, porque esse não é nicho dos asiáticos, mas eles entendem de tecnologia e de mão de obra no campo”.

Até o momento, os governos da Venezuela e do Vietnã não estabeleceram o marco legal dos acordos no setor agrícola, que referem-se à produção de alimentos, aquicultura e criação de animais. “O Acordo sobre Projetos Agrários no Período de 2015 e 2018 deve criar uma base jurídica para a implementação de três projetos de cooperação na produção de alimentos, aquicultura e pecuária na Venezuela”.

Os projetos no setor leiteiro com o Vietnã são parte do Plano de Abastecimento Nacional, para cobrir o déficit da demanda de leite em pó e fluido na Venezuela. Mensalmente no país são consumidas 20.000 toneladas de leite em pó e a produção nacional é de 5.000 toneladas; o resto precisa ser coberto por importações que, atualmente, estão sendo feitas pelo Brasil e pelo Uruguai. O déficit de produtos lácteos nacionais está relacionado com a escassez de matéria-prima, tanto para produzir, como para empacotar leite em pó, leite fluido e diferentes tipos de queijos.

O presidente da Câmara Venezuelana da Indústria Láctea (Cavilac), Roger Figueroa, informou sobre a situação difícil que o setor está atravessando devido às falhas na aprovação do câmbio. Por outro lado, o presidente da Aniquesos, Trina Michelangeli, disse que apesar de a Venezuela tradicionalmente ter completado o déficit de queijo e leite com importações, atualmente essas compras internacionais superam a produção local. “O que pedimos como indústria é que se apoie a produção nacional e que as importações somente sejam um complemento”. Para o final do mês de setembro, a previsão é que chegue ao país a primeira carga de leite em pó importada do Uruguai.

Data da Publicação: 18/09/2015

Fonte:MilkPoint

http://www.milkpoint.com.br/cadeia-do-leite/giro-lacteo/acordo-entre-vietna-e-venezuela-tambem-incluira-lacteos-96986n.aspx


 

Novo comentário:

Por favor, digite a sequência de caracteres da imagem acima para validar o envio do formulário.

Voltar